Notícias

Parcerias pela cultura do Vale: assessora visita Itinga, Medina, Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú e Araçuaí

Parcerias pela cultura do Vale: assessora visita Itinga, Medina, Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú e Araçuaí

Continuando a peregrinação pelos municípios do Vale em apoio a todas as manifestações culturais (relembre AQUI), a assessora Deyse Magalhães esteve em Itinga, Medina, Pedra Azul, Cachoeira do Pajeú e Araçuaí. 

Em 26 de janeiro, reuniu-se com moradores da comunidade de Pasmado, em Itinga. No dia seguinte, partiu para Medina e, em seguida, para Pedra Azul. Em ambos os municípios, bateu papo com artesãos e artesãs, visitou os mercados municipais e apoiadores. 

Em Pedra Azul, Deyse encontrou-se com o neto do falecido Coronel Joaquim Antunes de Oliveira, o “Bicho da Carneira”. Segundo a antiga lenda, Joaquim era um homem muito mal para as pessoas e principalmente para sua família. Um dia, após perceber que sua mãe não havia preparado a sua refeição, ficou aborrecido e castigou-a com uma cinta e uma cela, tratando-a como uma mula e espancando-a sem cessar. A mãe do Coronel jogou uma praga para o mesmo e afirmou que, quando ele morresse, viraria um bicho que rondaria a cidade se alimentando de outros animais. Segundo moradores do município, as aparições ocorrem até hoje. 

No sábado, dia 28, Deyse, acompanhada do também assessor do mandato, Álbano Machado, participou do “6º Encontro dos Comunicadores do Vale do Jequitinhonha”, em Cachoeira do Pajeú (relembre AQUI). Ao final do dia, encontrou-se com Padre Isnaldo, pároco da cidade. 

Após novamente marcar presença no encontro de comunicadores no domingo (29), Deyse esteve, na segunda-feira, em Araçuaí. O bate-papo, desta vez, também foi com artesãos e artesãs; visitou o Centro Histórico e a parte “velha” da cidade, esteve na tenda do artesão Marcinho e na mais famosa venda de Araçuaí, a do “Seu Lirico”. Por fim, visitou moradores e demais “fazedores” de cultura.

O objetivo das visitas aos municípios é, além de vivenciar as riquezas locais, orientar os agentes culturais para a formação de associações ou auxiliar as já existentes, informar e ajudar na elaboração de projetos para a inserção em políticas públicas do setor, além de formar parcerias para o bem da cultura do Vale. 

FOTOS AQUI

Assessoria de Comunicação

 

Compartilhe

Comente