Notícias

Plano de Desenvolvimento visa definir alternativas  sustentáveis e inclusivas para o Vale do Jequitinhonha

Plano de Desenvolvimento visa definir alternativas  sustentáveis e inclusivas para o Vale do Jequitinhonha

O Governo de Minas, em parceria com a Fundação João Pinheiro e a CEMIG, está construindo o Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha (PDVJ) com o objetivo de apontar possibilidades para um desenvolvimento mais sustentável, inclusivo e sócio ambientalmente justo em todo o Vale do Jequitinhonha. A iniciativa surgiu após a instalação dos Fóruns Regionais, um espaço de diálogo proposto pelo Governo do Estado no intuito de possibilitar a participação popular nas tomadas de decisão.  

Para definir estas alternativas de desenvolvimento, estão sendo consideradas as demandas já levantadas nos Fóruns Regionais, informações de estudos já realizados anteriormente além de levantamentos da atual situação dos municípios no que se refere às áreas de desenvolvimento produtivo e meio ambiente, educação e cultura, saúde e proteção social, segurança pública e cidades, infraestrutura e logística.

Participação social

Um dos diferenciais deste processo em relação a outros que já foram pensados para o Vale é a participação social e o engajamento das comunidades envolvidas. Uma das formas de fazer com que isso seja possível é a realização de oficinas de pactuação. As oficinas contarão com a presença de, pelo menos, sete representantes da sociedade civil e do poder público de cada uma das cidades do Vale e serão realizadas entre os dias 24 de janeiro e 16 de fevereiro nas microrregiões de Almenara, Araçuaí, Capelinha, Diamantina, Itaobim e Pedra Azul.

Outra forma pela qual a população pode participar é através da campanha #Valeparticipar, promovida em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC) e a Rede de Comunicadores do Vale. O objetivo é informar a população a respeito do Plano e criar canais alternativos de participação. As sugestões podem ser enviadas em forma de vídeo, texto, foto ou áudio para os canais da campanha. Várias pessoas já estão participando. Veja no Facebook da campanha. 

Entre os dias 13 e 17 de janeiro, a campanha circulou por algumas cidades do Vale apresentando uma intervenção de teatro e música para divulgar e incentivar a participação popular na elaboração do Plano. 

Para Dr. Jean, esta é uma iniciativa de extrema importância por ter uma proposta diferente. “É habitual que as organizações venham aqui na região e façam seus estudos sem levar em conta a opinião do povo do Vale. Desta vez está sendo diferente. A população está sendo incentivada a participar e isso é muito importante pra nós. O povo é quem realmente sabe de suas demandas e necessidades”, disse.

Saiba mais sobre o Plano e como participar em http://www.valeparticipar.org.br/.

 

Assessoria de comunicação

Fotos: Reprodução

Compartilhe

Comente