Notícias

Plenária do Alto Jequitinhonha elege representantes do Conselho Político do Mandato do deputado estadual Dr Jean Freire

Plenária do Alto Jequitinhonha elege representantes do Conselho Político do Mandato do deputado estadual Dr Jean Freire

Participação popular, coletividade e trabalho. Essas foram as palavras de ordem da 1ª Plenária Regional Alto Jequitinhonha do mandato Dr. Jean Freire, que contou com a presença de representantes dos municípios de Araçuaí, Capelinha, Chapada do Norte, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas e Turmalina.

 

O encontro, realizado nesse domingo, 8, em Minas Novas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foi iniciado com a leitura da inspiradora reflexão ‘’Sementes’’, apresentada por Edvânia, de Turmalina. O texto fala sobre as boas ações que cada pessoa pode semear, tendo certeza de que as mesmas refletirão em um futuro melhor para todos.

A mesa foi composta por Dr. Jean Freire, Alcides Guedes (Pida), ex-delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Minas Gerais; Warlen Francisco, vereador de Turmalina; Rosa, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Minas Novas; Aécio Oliveira, diretor-geral do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Araçuaí; e Álbano Silveira Machado (Banu), coordenador político do mandato Dr. Jean Freire.

 

Na abertura dos trabalhos foi realizado uma explanação sobre o objetivo da plenária que é de formar um Conselho Político com a representação de apoiadores do Mandato. Seria feita uma análise de contextualização do mandado e avaliação das conjunturas nacional e estadual.

 

O  deputado estadual Dr. Jean Freire iniciou sua fala pautando a importância do governo do PT nos últimos 13 anos na vida da população brasileira. Ressaltou que também é muito importante fazer uma autocrítica, para saber onde erramos e até onde podemos ir."A crise não iniciou no Brasil e sim nos bolsões do capitalismo dos países ricos. Graças às políticas públicas do nosso governo, voltada para os pequenos, ela não chegou antes. O que estou fazendo aqui hoje não é nada novo, como muitos pensam. Eu aprendi no Partido dos Trabalhadores, nas pastorais sociais na igreja’’, ressaltou.

 

Após a mesa de abertura, deu-se início à exposição sobre a formação de um Conselho Político para o Mandato, que atuará na construção de projetos que atendam às necessidades coletivas e prioritárias do povo do norte, nordeste e leste de Minas. O Regimento Interno do Mandato foi lido e colocado em discussão. Em seguida, os participantes se reuniram em grupos para a escolha de 6 lideranças para ser representantes da região no Conselho.

 

Os trabalhos foram finalizados com a apresentação dos 6 membros que irão compor o Conselho Político representando o Alto Jequitinhonha. Estes se juntarão aos demais escolhidos nas Plenárias das microrregiões, que serão realizadas ainda neste mê de novembro.

 

Dr. Jean Freire agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância da representatividade em cada região, para estar junto com as pessoas, ouvindo e construindo um Mandato participativo e popular.

 

"É preciso ouvir as pessoas para fazer um mandato diferente. Hoje, foram escolhidos os conselheiros do Alto Jequitinhonha para definir junto com o mandato os caminhos que vamos trilhar e as bandeiras a seguir. O lugar mais importante da nossa vida é o quintal da nossa casa. Por isso não quero perder o foco, que é cuidar do Vale do Jequitinhonha. Um grande abraço e muito obrigado pela presença de todos’’, disse.

 

Conselheiros Políticos do Alto Jequitinhonha:

- João Gualberto (Chapada do Norte), representado das comunidades quilombolas

- Gabriel de Fátima (Itamarandiba)

- Osiel Barbosa (Leme do Prado), representando a juventude

- Maria Aparecida (Minas Novas), da Ampliar, representante das mulheres

- Edvânia Lopes Sudre (Turmalina), Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), representante das mulheres e juventude

- Warlen Francisco (Turmalina), representando o Poder Legislativo

Compartilhe

Comente