Notícias

Política social, agricultura familiar, regularização fundiária, cidadania e cultura fizeram parte do final de semana do deputado pelo Vale do Jequitinhonha

Política social, agricultura familiar, regularização fundiária, cidadania e cultura fizeram parte do final de semana do deputado pelo Vale do Jequitinhonha

 

Jequitinhonha

Na sexta, 15, Dr. Jean esteve presente no Fórum das Entidades Sociais do Vale do Jequitinhonha, ocorrido no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). O evento contou com a participação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Jequitinhonha (STR) e Cáritas Diocesana de Araçuaí e Jequitinhonha. Acompanhado da esposa, Alexandra Brasil, o parlamentar debateu sobre os temas: terra, água e estradas: “É um prazer imenso estar aqui neste importante encontro. Por quase todos os lugares que ando quando estou nas bases, ouço falar de problemas relacionados à água. É um tema debatido aqui, mas é preciso juntar forças e irmos ao governo mostrar os nossos problemas, a nossa gente, estar mais próximo. Coloco aqui o nosso mandato à inteira disposição’’, disse.

Mais fotos AQUI


Bandeira 


Após a reunião em Jequitinhonha, Dr. Jean seguiu para a cidade de Bandeira, onde participou de encontro com apoiadores, lideranças políticas e comunitárias, agricultores, servidores públicos e artesãos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). No mesmo instante, no STR, Dra. Alexandra Brasil, esposa do parlamentar, prestou serviços médicos como pediatra e dermatologista. Foram atendidas dezenas crianças do município, de forma gratuita e voluntária. 

Dr. Jean abriu a reunião contando um pouco do seu trabalho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e de sua atuação nas bases: “Toda segunda-feira eu saio do Vale do Jequitinhonha e vou para Belo Horizonte, passando por estradas de terra. E toda quinta-feira à noite eu volto para o Vale e passo o final de semana fazendo isso que estou fazendo aqui, indo ao encontro das pessoas, acolhendo demandas, discutindo-as. Os olhos veem melhor onde os pés pisam’’, ressaltou.

No encontro, foi debatida uma grande diversidade de temas, que são demandas do município, como estradas, agricultura familiar, apicultura, água, saúde, educação, regularização fundiária e rádio comunitária. Todas as demandas foram acolhidas e discutidas. “Eu fico triste por saber que não conseguirei resolver todas, mas fico muito contente em saber que vou lutar por cada uma delas. Podem contar comigo. Há poucos dias, o nosso governo entregou o milésimo título de propriedade rural, que significa a ‘identidade’’ da terra. O governo anterior, em 12 anos, entregou apenas 50. Esse é o nosso jeito de governar: pelo povo, para os menos favorecidos’’, disse. 

Em seguida, acompanhado dos companheiros Aécio Silva, assessor do deputado Rogério Correia; Washington Sousa e Lindinalvo Martins, funcionários da Copasa de Almenara; Valdeci Chaves de Sousa e Aurita da Silva Oliveira, presidente do STR de Bandeira, seguiu em caminhada pelas ruas da cidade em direção ao acampamento Glória. Na oportunidade, o deputado visitou a moradia da senhora Abeleonice Pereira dos Santos, que, com muito orgulho, mostrou os cômodos da casa que foi construída com os tijolos feitos pela própria família. Hoje, ela luta por energia elétrica. 

Posteriormente, Dr. Jean continuou a caminhada pelas ruas da cidade. Acompanhado dos apoiadores Washington e Lindinalvo, cumprimentou e conversou com moradores. Visitou a casa da companheira Flordimaria Martins Sousa, professora e diretora escolar aposentada e ex-Secretária Municipal de Educação. 

Finalizando as visitas pela cidade, Dr. Jean seguiu para a Escola Estadual João dos Santos Amaral, instituição que historicamente é bem avaliada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas que atualmente passa por graves problemas estruturais. Acompanhado pelo diretor da escola, Pacífico Ferraz Souto, Dr. Jean fez questão de visitar todas as dependências da mesma. O parlamentar também discursou para os estudantes e prometeu lutar por melhorias: “Agradeço imensamente ao diretor pelo espaço. Eu sou o deputado que mais colocou emendas parlamentares nas escolas do Vale. Coloquei uma emenda nesta escola, mas ainda é pouco. Vou lutar para que tenhamos mais conquistas. A escola está em situação precária e quero ser parceiros de vocês. Hoje eu ajudo mais de 50 jovens a estudar, com o projeto ‘Casa do Estudante’, em Teófilo Otoni e Almenara. Não desista dos seus sonhos. Eu já fui porteiro do hospital, sou filho de agricultores familiares, me tornei médico e hoje sou deputado. Só depende de vocês, está nas suas mãos a decisão: sonhe, lute, busque. Um beijo no coração de todos vocês’’, alegrou-se.

O parlamentar retornou ao STR e ainda se reuniu com os vereadores, Edevio Souza Silva (Déo) e Zeneide dos Santos Pereira (Zena). 

Mais fotos AQUI 


Almenara  

À noite, Dr. Jean, acompanhado da esposa, Alexandra Brasil, e do amigo e prefeito de Almenara, Ademir Gobira, participou da 1ª Feira do Artesanato do município, promovida pela Associação dos Artesãos de Almenara (AARTA) em parceria com a Prefeitura de Almenara e o Governo do Estado de Minas Gerais. Na oportunidade, o deputado prestigiou as apresentações artísticas e culturais de grupos e artistas regionais, visitou a galeria do artesanato e dialogou com artesãos e artesãs. 

Pela manhã, no sábado, 16, Dr. Jean reuniu com o prefeito Ademir Gobira e, em seguida, com os apoiadores, Cesar Conceição Tavares, funcionário do Ministério Público de Almenara e Julgênio Lima Rodrigues, apoiador da cidade de Mata Verde. Posteriormente, Dr. Jean visitou os stands da 1ª Feira do Artesanato, dialogou com artesãos e cumprimentou apoiadores. 

“Este é um momento ímpar na história de Almenara. Vejo no brilho dos olhos dos almenarenses o orgulho e a alegria deste resgate cultural, promovido com muito empenho pelos artesãos e pelo prefeito Ademir Gobira, nesta que é uma gestão séria, comprometida e voltada para o povo de Almenara. Esse evento é uma conquista não só para Almenara, mas para todo o Vale do Jequitinhonha”, sintetizou. 

Mais fotos AQUI 

 

Ponto dos Volantes

À noite, Dr. Jean seguiu para o município de Ponto dos Volantes, onde encontrou com os companheiros Gilson Sicupira e Dario Andrade. Acompanhado de Gilson, Dr. Jean seguiu para o aniversário de 100 anos da companheira Cristina Resende, avó do apoiador Waldeir Resende (Totó), na comunidade Santana do Araçuaí. Dona Cristina é mãe de 12 filhos, avó de 46 netos, bisavó de 87 bisnetos e possui 16 tataranetos. 

“É um imenso prazer poder vivenciar a comemoração de vida de uma pessoa com um século de histórias. Um privilégio para poucos, um marco na família. Dona Cristina completa 100 anos de vida com muita vitalidade e ensinamentos”, parabenizou Dr. Jean.

Mais fotos AQUI


Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente