Notícias

Primeira-dama mineira e Dr. Jean Freire estudam realização de projetos sociais nos Vales 

Primeira-dama mineira e Dr. Jean Freire estudam realização de projetos sociais nos Vales 

O deputado Dr. Jean Freire agregou nesta semana mais uma importante parceria para o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri: a primeira-dama mineira, Carolina Pimentel. Na terça-feira (22), ele esteve com a esposa de Fernando Pimentel e presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), na sede da instituição. 

“Juntos, viabilizaremos a realização, em cidades dos Vales, de alguns dos programas do Servas. Nossa intenção é promover melhor qualidade de vida para nosso povo, historicamente o mais esquecido pelas anteriores gestões estaduais”, informa Dr. Jean. 

Valorização do artesanato

 

Ciente das necessidades do Jequitinhonha, Carolina Pimentel apresentou ao deputado alguns programas do Servas que poderão ser implantados na região. Uma das boas notícias, dada em primeira mão ao deputado, é a criação de um programa exclusivo para o artesanato mineiro — incluindo, sobretudo, o produzido no Vale do Jequitinhonha —, nos moldes do já existente “+ Gastronomia” (conheça aqui - https://goo.gl/yg35tB ), reunindo todas as iniciativas da administração estadual para incentivar, fomentar e valorizar a cadeia produtiva do artesanato em Minas Gerais. E, igualmente ao programa do setor alimentício, será inaugurado em um galpão na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte, um centro mineiro de referência para o artesanato. 

Literatura e reinserção social 

Outro programa do Servas que poderá ser levado ao Vale do Jequitinhonha é o “Rodas de Leitura”. Em parceria com o Sempre um Papo e apoio da Academia Mineira de Letras, o Servas realiza sessões de leitura com internos de presídios mineiros. “Acreditamos que a leitura é uma atividade que, além de prazerosa, é capaz de descortinar horizontes, ampliando a capacidade de reflexão de todos que dela se ocupam. Num presídio, ler é muito importante já que o conhecimento, nesse caso, é literalmente libertador”, observa Carolina Pimentel.

O Rodas de Leitura pode também contribuir para remição das penas conforme recomendação nº 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Carinho de mãe

Este é o título de outro projeto do Servas que Dr. Jean levará ao Jequi. Neste curso, as gestantes carentes participam de palestras obre cuidados no pré-natal e no período pós parto, saúde bucal da gestante e do bebê, dúvidas sobre anestesia, cuidados com recém-nascido, vacina, entre outros temas tão importantes para esta fase de dúvidas e receios.

Todos os ensinamentos e dicas são repassados por médicos e enfermeiros especializados que têm larga experiência no cuidado de gestantes e recém-nascidos

Diálogo pelo desenvolvimento

Um encontro entre as primeiras-damas dos municípios do Vale do Jequitinhonha, prefeitos, deputado Dr. Jean Freire e Carolina Pimentel também é um dos projetos que será desenvolvido conjuntamente. A intenção é que seja realizado um franco bate-papo para levantamento das demandas prioritárias e urgentes da região. 

Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente