Notícias

Projeto visa transformar a Estrada de Santa Clara em patrimônio cultural de MG

Projeto visa transformar a Estrada de Santa Clara em patrimônio cultural de MG

O projeto de lei 4.648/17, de autoria do deputado Dr. Jean Freire, apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, visa declarar a Estrada de Santa Clara, que abrange os Municípios de Nanuque, Carlos Chagas, Ataleia e Teófilo Otoni, como patrimônio cultural mineiro. 

Segundo Dr. Jean, o objetivo do projeto é valorizar a Estrada Santa Clara-Filadélfia, inaugurada em 1857 e considerada uma das primeiras estradas de rodagem feitas no País, como referencial cultural do Estado. “Deve-se reconhecer o valor desta importante via. que alavancou o desenvolvimento nesta região que abrange parte estratégica do nordeste de Minas Gerais com reflexos diretos no sul da Bahia e norte do Espírito Santo”, ressalta o parlamentar. 

A construção da estrada teve início no ano de 1852 e foi inaugurada no dia 23 de agosto de 1857. A extinta Companhia de Navegação do Mucuri realizou a colonização, trazendo centenas de famílias de imigrantes alemães, italianos, portugueses, chineses, iugoslavos, belgas, holandeses e franceses para povoar essa vasta região, construindo um dos mais importantes municípios do Estado (Nanuque), abrindo as portas de Minas Gerais para o mar. De Santa Clara até Teófilo Otôni eram 27 léguas e meia de mata virgem, totalizando 180km.

Por sua relevância histórica, foi a principal estrada do Vale do Mucuri, nos idos da ocupação dessa região nordeste do Estado. Dezenas de léguas e de sonhos uniram Santa Clara a Teófilo Otôni, por onde passavam os imigrantes, os tropeiros, os vendedores e os habitantes.

No Regulamento 426, de 24 de julho de 1845, Quintiliano José da Silva, do Palácio do Governo Imperial, com sede em Ouro Preto, decretou no item primeiro: “1º – O senhor Ottoni, além das obrigações que na qualidade de director da aldêa lhe impõe o regulamento 426, mais o seu cargo a abertura da estrada que se dirige à barra do Todos os Santos, no rio Mucury”.

A Estrada Santa Clara, no dia 23 de agosto de 2017 completou 160 anos de existência.

 

Assessoria de Comunicação 

Compartilhe

Comente