Notícias

Religião, comunidades rurais, educação e titulação de terras: temáticas dos trabalhos do final de semana de Dr. Jean Freire na base

Religião, comunidades rurais, educação e titulação de terras: temáticas dos trabalhos do final de semana de Dr. Jean Freire na base

Comunidade Malhada Preta, em Araçuaí 

Araçuaí 

Assim que chegou ao Vale do Jequitinhonha, na quinta-feira à noite, o deputado e sua família participaram de tradicional comemoração religiosa de Araçuaí. Eles entregaram a bandeira de São Pedro, após a celebração de um terço em sua casa.

Esta é uma tradição iniciada por "Dona Deja" e mantida por Dona Zuma, Fábio e Silvinha. Um ato de fé, amor e tradição cultural.

MAIS FOTOS AQUI

Na sexta-feira, Dr. Jean realizou atendimentos em Araçuaí e Itaobim, na parte da tarde. À noite, o deputado participou da Festa Junina da comunidade Jeribá, do município de Palmópolis. 

Palmópolis

Na manhã do sábado, o deputado esteve em agendas com vereadores(as), lideranças locais e agentes de cultura de Palmópolis, no Baixo Jequitinhonha. 

Rio do Prado

Em seguida, Dr. Jean encontrou-se com Adimilson Antunes de Almeida, o Missin, ex-prefeito de Rio do Prado e atual diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), no município. 

Felisburgo

Já em Felisburgo, Dr. Jean deu o ponta pé inicial do jogo entre os times “Pedra Verde”, de Itaobim, e “Juventus”, de Felisburgo. 

Logo após, na Câmara Municipal, reuniu-se com vereadores(as) para um bate-papo sobre as demandas locais. 

À noite, Dr. Jean participou da tradicional Festa de São Pedro. 

MAIS FOTOS AQUI

Araçuaí 

No domingo (2), o deputado Dr. Jean freire realizou reuniões em duas comunidades rurais de Araçuaí. 

Pela manhã, esteve na comunidade da “Malhada Preta”, onde estiveram presentes moradores de outras comunidades próximas, como Girau, Santa Luzia do Tombo, Lapinha, Tesouras de Cima.

Antes de iniciar a reunião, o deputado visitou uma barraginha de contenção de água, a fim de melhor conhecer a situação. 

Durante o encontro, Dr. Jean o apresentou um pouco da sua trajetória pessoal e política, expondo acerca dos esforços que tem empenhado pelo Estado, sobretudo as regiões dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha. O parlamentar recebeu, ainda, as principais demandas das comunidades, tendo como foco principal a dificuldade do acesso à água. Em algumas, a água é retirada de uma poça e, em outra, o poço artesiano instalado há mais de três anos e que não funciona. ASSISTA A VÍDEO SOBRE O TEMA AQUI.

O deputado apresentou, nas duas comunidades, a proposta de construir um conselho comunitário do mandato em Araçuaí, com representantes de cada setor das comunidades rurais. “Este pode ser um  mecanismo para exercício da participação social, ampliado cada vez mais o diálogo e a parceria entre o mandato e o povo de Araçuaí. Afinal, o ‘nosso mandato é um pé no parlamento e um pé na estrada!’”, enfatizou. 

Em seguida, Dr. Jean esteve na comunidade de Vila João Paulo II, visitando as casas e checando as condições locais para posterior intervenções por melhorias. ASSISTA AQUI.

Por fim, o parlamentar esteve na casa de “Seu Antônio de Corina”, ex-candidato a vereador de Araçuaí. 

MAIS FOTOS AQUI

Na segunda-feira (3), pela manhã, Dr. Jean esteve na Escola Estadual José dos Santos Neiva, do distrito Engenheiro Schnoor, em Araçuaí. O deputado foi recebido pelo diretor da instituição, Magno Marangone e pela vice-diretora, Maíza Vieira do Amaral, que estão na administração há exatos dez anos. “Parabenizo aos dois por esta data. Muito boa a coincidência de estar aqui em tão importante momento”, alegrou-se Dr. Jean, que destinou, em 2016, emenda parlamentar para a compra de equipamentos pela escola. 

Setubinha

Em seguida, Dr. Jean participou da entrega de títulos de propriedade rural pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) para 97 posseiros do município de Setubinha, no Vale do Mucuri. A entrega é mais um resultado da retomada do programa estadual de regularização fundiária rural, atendendo demanda histórica da região.

Setubinha é o primeiro município do "Projeto 10envolver" a receber o título de propriedade rural.  A atividade é uma parceria do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda), com a Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, idealizadora do projeto.

O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos dez municípios mineiros com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM). Uma das ações propostas é a questão do reordenamento agrário.

“Esta entrega significa dizer que da condição de posseiros passaram a ser os legítimos proprietários da terra onde vivem e tiram o seu sustento. Vendo o contentamento dos agricultores(as) de mãos e pés calejados, rostos mulatos e negros curtidos pelos sol, a gente tem a convicção que, para o camponês, a terra tem um tamanho que vai muito além das cercas que delimitam sua propriedade. Que seu valor não se enquadra na cotação do mercado onde tudo tem seu preço e pouco valor, que a terra tem uma dimensão mística, sentimental, encarnada”, sintetizou emocionado Dr. Jean. 

A regularização de terras rurais devolutas (sem registro) é um importante fator para a solução de conflitos sociais, garantia do direito à terra e a melhoria da qualidade de vida de agricultores e agricultoras familiares, promovendo a cidadania no campo.

Além da garantia da posse da terra, o beneficiário passa a ter a possibilidade de acesso a várias linhas de crédito e de financiamento para o plantio, como o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Também participaram da cerimônia de entrega, além do Secretário de Estado, Professor Neivaldo, o prefeito de Setubinha, Warlen Barbosa; o presidente da Câmara Municipal, vereador Adalberto Marques; a diretora da Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), Maria Alves; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Geraldo Batista de Souza; o gerente regional da Emater-MG, Walmar Gonçalves; o secretário executivo dos Fóruns Regionais, José Romário Rodrigues; e o representante da Cimos na região do Vale do Mucuri, Marcelo Vilarino.


MAIS FOTOS AQUI

 

Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente