Notícias

Saúde da mulher, cultura e política fizeram parte do final de semana de Dr. Jean pelos Vales

Saúde da mulher, cultura e política fizeram parte do final de semana de Dr. Jean pelos Vales

Coronel Murta

Na sexta-feira, 4, à noite, Dr. Jean Freire participou do 1º Festival Cultural de Itaporé, em Coronel Murta, organizado pela Associação Beneficente de Itaporé (Abita) com recursos do Fundo Estadual de Cultura. No evento, foram oferecidas oficinas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, além da exposição de artesanatos e fotografias. Na ocasião foi lançado o primeiro CD do Coral “Nós de Minas”. "É muito importante valorizarmos o que é nosso. Coronel Murta, através da Abita, mostra seus valores e talentos culturais", afirma o deputado.

Itaporé era o antigo nome de Coronel Murta, município fundado por volta de 1908, com o nome de Arraial Boa Vista.

Em 1948, foi elevado a distrito com o nome de Itaporé que na linguagem indígena significa Cachoeira da Pedra. Em 1953, Itaporé torna-se município tendo-se desmembrado de Virgem da Lapa passando a chamar-se Coronel Murta, hoje com cerca de 9.500 habitantes.

 

Teófilo Otoni

Do Vale do Jequitinhonha, Dr. Jean foi para Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. À tarde, reuniu-se com vereadores eleitos e comunidade do município de Jampruca. Foram apresentadas demandas que serão trabalhadas pelo parlamentar pelo bem do povo.

 

 

Em seguida, o deputado participou de atividade regional de Formação Política. O encontro contou com a presença do prefeito eleito Daniel Sucupira, do coordenador regional do PT e assessor do mandato, Leodônio Martins e do Secretário-Executivo do Fóruns de Governo, José Romário Rodrigues. Dr. Jean destacou a importância de momentos como este, de seu empenho juntamente como cidadãos e cidadãs pelos Vales e da importância da administração de Daniel para todo o Estado. Em seguida, visitou o Projeto Casa do Estudante, criado e mantido por ele.

 

 

Comunidade de São Julião (Teófillo Otoni)

À noite, Dr. Jean participou do encontro de violeiros na Programação do 2º Festival de Cultura Quilombola de São Julião (comunidade quilombola de Teófilo Otoni), cuja realização foi parte custeada via emenda do parlamentar ao orçamento do Estado. Após uma roda de capoeira, os tradicionais violeiros dos Vales, Pereira da Viola, Wilson Dias e Joaci Ornelas fizeram um lindo show.

Moradores da comunidade se reuniram para celebrar a cultura com suas rodas e batuques. O deputado, em sua fala, destacou a importância de investimentos de recursos públicos no lugar certo, firmando mais uma vez seu compromisso com as comunidades tradicionais.

No domingo, após participar de missa celebrada na comunidade pelo Padre Paulinho, pároco em Teófilo Otoni, o deputado e sua esposa, Dra. Alexandra Brasil, ministraram uma palestra sobre a “saúde da mulher”. O bate-papo encerrou a programação do Festival.

 

Assessoria de Comunicação

Fotos: divulgação

Compartilhe

Comente