Notícias

Secretário de Governo propõe audiência pública para debater construção de barragens no rio Fanado

Secretário de Governo propõe audiência pública para debater construção de barragens no rio Fanado

Reunião entre membros do Movimento SOS Fanado e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Luiz Gomes Vieira

A decisão sobre os possíveis locais para os reservatórios será tomada em conjunto com a sociedade 

De suma importância ambiental e cultural para o Vale do Jequitinhonha, o rio Fanado, que corta os município de Angelândia, Capelinha, Minas Novas e Turmalina, no Alto Jequitinhonha, vem sofrendo com a degradação. No intuito de reverter este processo, o Movimento SOS Fanado tem tido uma importância grandiosa na luta em defesa da recuperação do rio.

O nosso mandato, que tem como uma de suas principais bandeiras a questão da água no Norte e Nordeste de Minas, tem se somado a essa luta e atuando junto ao Movimento e aos órgãos de Governo para contribuir na busca por soluções eficazes. Por intermédio do deputado estadual Dr. Jean Freire, já foram realizadas audiências públicas para tratar sobre o tema e várias reuniões entre secretários de Governo e representantes do SOS Fanado. A última delas, no dia 11 de abril de 2018, com o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Luiz Gomes Vieira (veja aqui).

No ano passado, durante a Revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2016-2019, foi aprovada a destinação de recursos para a recuperação e a preservação do rio Fanado. A luta agora tem sido pela liberação dos recursos para que as ações possam ser executadas. Em resposta a um ofício encaminhado no último dia 9 de abril pelo nosso mandato à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) sobre esta demanda, nos foi informado que a proposta do secretário Amarildo José Brumano Kalil é de que sejam construídas barragens que oferecerão água para a população durante todo o ano. A indicação do local onde os reservatórios serão construídos deverá ser discutida com a sociedade em audiência pública. Veja na imagem abaixo:

Este é um pequeno, porém, importante passo na luta pela recuperação do rio Fanado e também pela oferta de mais dignidade para os povos dos Vale. Além disso, é de suma importância que as discussões sejam feitas levando em conta as considerações e apontamentos daquelas pessoas que convivem diariamente com essa realidade e são, portanto, as mais afetadas com a degradação do rio. “Nós consideramos importante cada passo dado à frente. Mas também consideramos importante nos mantermos vigilantes para que as ações sejam executadas, de fato. Nós somos parceiros do Movimento SOS Fanado e estaremos sempre juntos nesta luta”, afirmou Dr. Jean Freire. 

 

Assessoria de Comunicação

 

Compartilhe

Comente