Notícias

Seminário em Virgem da Lapa: no mandato, os homens também lutam pelas mulheres!

 Seminário em Virgem da Lapa: no mandato, os homens também lutam pelas mulheres!

Na última quinta-feira, 21, o assessor Marcos Luiz esteve em Virgem da Lapa representando o mandato no “1º Seminário da mulher virgolapense: Mulher bonita é a que luta pelos seus direitos”, realizado pelas Secretarias de Estado de Assistência Social e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania. 


“Foi um momento de grande importância e oportunidades para as mulheres locais e das comunidades circunvizinhas”, resumiu Marcos. Com participação de aproximadamente 126 mulheres, o evento teve o objetivo de refletir sobre a violência doméstica e intradomiciliar, além de incorporar valores necessários para o pleno desenvolvimento como cidadãs engajadas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Durante o encontro, participantes de variados grupos, convidados e movimentos dialogaram sobre questões de gênero, orientação sexual, violência sexual, preconceito/racismo, machismo patriarcado, sexismo, estupro coletivo, feminicídio, divisão sexual do trabalho doméstico, entre outras. Foram pautadas e encaminhadas propostas de políticas públicas específicas para mulheres e, após os trabalhos em grupo, foi criado o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher daquela localidade. 


Marcos Luiz afirmou que “é preciso cobrar e fiscalizar o cumprimento das leis, e também exigir políticas públicas com ações ativas e afirmativas. É possível mudar este conceito cultural da desvalorização da mulher, fazendo com que o machismo vá se desfazendo, com a coragem do enfrentamento e cobrança de justiça, para construir uma sociedade de respeito entre as pessoas, independente de quaisquer que sejam as diferenças”. 


Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente