Notícias

Teófilo Otoni: Dr. Jean prestigia entrega de títulos rurais

Teófilo Otoni: Dr. Jean prestigia entrega de títulos rurais

O deputado Dr. Jean Freire representou a Assembleia Legislativa, na última sexta-feira (1º), na cerimônia de entrega de títulos de propriedades rurais, realizada na Câmara Municipal de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. Esta é a segunda vez que o parlamentar prestigia uma solenidade como esta, tendo estado também na realizada em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, no início do mês (Relembre aqui: http://goo.gl/CrbYmm )

"É sempre uma satisfação estar em momentos marcantes da luta deste governo por defesas de direitos. Ainda mais quando a justiça social é feita para um povo tão querido, tão sofrido e que, ao mesmo tempo, tanto produz”, ressaltou Dr. Jean.

Ao todo, 60 documentos foram emitidos, beneficiando famílias de Frei Gaspar, Poté e Teófilo Otoni. A entrega dos primeiros títulos na região do Vale do Mucuri marca a retomada do programa

estadual de regularização fundiária rural, parado desde 2011. Com a regularização das terras, os agricultores familiares têm acesso a várias políticas públicas, como linhas de financiamentos com juros baixos.

Dr. Jean ilustrou a importância dos agricultores e agricultoras familiares terem a titulação de suas terras com a história de um produtor que conheceu em Almenara: “Ele me disse que não celebrava mais o aniversário até que tivesse a posse da terra que ele sempre amou”. “E agora há motivos para voltar a comemorar todos os anos!”, finalizou o deputado.

Parcerias 

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) investiu cerca de R$ 5 milhões para recadastrar 5,1 mil famílias nos territórios do Norte, Mucuri, Baixo e Médio Jequitinhonha, Alto Jequitinhonha, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Aço e Caparaó.

O trabalho é feito em parceria com a Emater-MG, Federação dos Trabalhadores Rurais de Minas Gerais (Fetaemg), prefeituras, câmaras municipais, cartórios, Ministério Público Estadual e outros órgãos.

Ao presidir a cerimônia, o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, destacou que o trabalho está apenas começando. “Vamos nos esforçar cada vez mais para atender uma das principais demandas dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais do Estado”, disse.

Assessoria de Comunicação (com informações de www.agrario.mg.gov.br)

Fotos: Divulgação Seda e divulgação mandato

 

Compartilhe

Comente