Notícias

TERCEIRIZAÇÃO - Seminário e audiência marcam esforço por aproximação da saúde do trabalhador e da saúde pública

TERCEIRIZAÇÃO - Seminário e audiência marcam esforço por aproximação da saúde do trabalhador e da saúde pública

Não à terceirização é consenso entre os convidados

 

Com o apoio dos mandatos de Dr. Jean e do deputado federal Adelmo Leão, o Fórum Sindical Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador realizou, na terça-feira (28), na Escola do Legislativo da ALMG e no teatro da Casa, respectivamente, um seminário e uma audiência pública sobre a degradação das condições de trabalho em Minas Gerais. A data de hoje foi escolhida por ser o “Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.

 

No seminário e audiência foram debatidos temas importantes, como a Previdência Social e os impactos da Medida Provisória 664, que transferiu a perícia médica para empresas ou convênios, o que poderá levar a subnotificações de acidentes e doenças do trabalho.

 

“O Brasil é o 4º país em mortes no trabalho. E Minas Gerais o segundo colocado no país, sobretudo pelos acidentes com caminhoneiros na nossa grande malha rodoviária. A data de hoje, assim como o Dia das Mulheres, surge da dor. Temos que elencar ações concretas para que dias como este não precisem mais ser lembrados”, ressaltou Dr. Jean.

 

A coordenadora do Fórum, Marta de Freitas, enfatizou o objetivo dos encontros: “que a Assembleia Legislativa assuma a luta por melhores condições para os servidores mineiros”. Marta lembrou, ainda, a importância do apoio de Dr. Jean, que abriu as portas da Comissão de Saúde da ALMG para discutir a saúde do trabalhador no âmbito da saúde pública.

 

Homenagens — Dr. Jean entregou placas de menção honrosa ao coordenador do Departamento de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, Rogério Oliveira; e ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Construção Civil de Belo Horizonte e Região, Zildo Viana. “Eles representam as pessoas que lutam constantemente por melhorias para os trabalhadores”, justificou.

 

Participaram do evento representantes da Secretaria de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras e Segurança no Trabalho (CTB), Fórum Nacional de Saúde e Segurança dos Trabalhadores das Centrais Sindicais; Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social; Secretaria de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores (Contraf-CUT), Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) e Conselho Federal de Psicologia (CFP).

 

A Comissão de Saúde disponibilizou o e-mail saude@almg.gov.br para o recebimento de propostas a serem encaminhadas ao Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas.

 

Dr. Jean Freire se reuniu com a Comissão de Saúde, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na quarta-feira (22).

 

Na reunião, foi aprovado requerimento apresentado pelo deputado para realização de audiência pública, com a participação de autoridades, para debater o atendimento ortopédico. O objetivo é discutir a demora dos procedimentos cirúrgicos na rede de hospitais do Estado.

 

Compartilhe

Comente