Notícias

Turmalina e Leme do Prado: deputado sobrevoa queimada na mata de Acauã

Turmalina e Leme do Prado: deputado sobrevoa queimada na mata de Acauã

ASSISTA AO SOBREVÔO AQUI 

Um incêndio de grandes proporções atinge a mata de Acauã, nos municípios de Turmalina e Leme do Prado, Alto Jequitinhonha, desde a terça-feira (17). Brigadistas, funcionários do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e voluntários trabalham para combater as chamas, com aeronaves e helicópteros. "Esse é um incêndio em áreas de difícil acesso", informa Dr. Jean Freire, que na tarde desse sábado (21/10/17), sobrevoou a região acompanhado por integrantes do Corpo de Bombeiros. 

O deputado está em constante contato com o Comandante-Geral da Corporação, coronel Cláudio Roberto de Souza, com comandante do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM), Tenente Coronel Waldeci Gouveia Rodrigues. O presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Rui Verneque, também foi contactado, uma vez que a instituição tem uma fazenda próximo à mata. O gestor disponibilizou um trator que ajudará a levar água para a região e abastecer as bombas que estão sendo utilizadas no trabalho. 

O grupo de brigadistas e voluntários age em solo no local com bombas cortal, supradores, abafadores, pás e moto-serra.

Ainda não se sabe como o incêndio começou. Uma das suspeitas é de que ele tenha sido provocado por um resto de cigarro. 

Reserva
Criada em 1974, a estação ecológica ocupa a área de 5.194 ha, nos municípios de Leme do Prado e Turmalina. Sua vegetação é composta por cerrado denso com transição para mata atlântica, a flora inclui plantas de grande e médio porte e fauna espécies como tatu, lobo-guará, cutia, paca, caititu, macaco-prego, jacaré-do-papo-amarelo. O local conta ainda com mais de 190 espécies de pássaros.

 

Assessoria de Comunicação 

Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente