Notícias

Vales do Jequitinhonha e Mucuri: fim de semana de Dr. Jean é marcado por emoções, lutas, fortalecimento da democracia, política, conquistas, reconhecimento e fé.

Vales do Jequitinhonha e Mucuri:  fim de semana de Dr. Jean é marcado por emoções, lutas, fortalecimento da democracia, política, conquistas, reconhecimento e fé.

A Caravana Pé Na Estrada segue a todo vapor! Dr. Jean freire tem fim de semana marcado por emoções, lutas, fortalecimento da democracia, política, conquistas, reconhecimento e fé.
 

Teófilo Otoni

Na sexta, 2, à tarde, o deputado Dr. Jean freire, junto com o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, e da vereadora Tina, realizou a entrega de um trator agrícola, comprado via emenda parlamentar, que beneficiará toda a comunidade rural do município. O trator foi entregue na comunidade de Itamunheque. Em entrevista, Dr. Jean ressaltou a importância do ato: “É uma satisfação imensa poder colaborar para a aquisição deste bem tão importante. Sair do gabinete e pisar onde as pessoas estão, onde as pessoas trabalham, é muito gratificante! Com muito orgulho eu lhes informo que sou o deputado estadual que mais destina recursos para a Agricultura Familiar. É uma das nossas principais bandeiras, pois sabemos que 70% dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros vêm do pequeno, vem da Agricultura Familiar”, ressaltou.

Veja a entrevista AQUI

Veja fotos AQUI

À noite, acompanhado do professor de Ciências Políticas da UFMG, Juarez Guimarães, Dr. Jean esteve na comunidade de Lajinha, onde visitou o apoiador e grande companheiro, "Seu Sílvio da Lajinha". Na oportunidade, o parlamentar esteve, ainda, no viveiro de mudas de plantas ornamentais, discutiu sobre a conjuntura política nacional, acolheu demandas locais e se encantou com os “causos” de "Seu Sílvio". “É uma pessoa encantadora, homem de lutas históricas dentro do Partido dos Trabalhadores. Um exímio defensor da agricultura familiar, do cooperativismo, do trabalho”, alegrou-se.

Veja fotos AQUI. 

No sábado, 3, pela manhã, Dr. Jean se reuniu com pais e estudantes do projeto Casa do Estudante, na Escola Estadual Clotilde Onofre de Campos. O encontro teve como propósito alinhar o funcionamento do projeto. À convite de Dr. Jean, o professor Juarez Guimarães fez o uso da palavra e deixou seu recado: “Existiu uma pessoa muito importante para o mundo da educação, o intelectual brasileiro mais citado no mundo, Paulo Freire. Ele nos ensinou uma coisa muito bonita 'que a melhor maneira de educar uma pessoa é educá-la para ser livre e que suas decisões sejam tomadas em estado de liberdade, como prática da liberdade’. Toda pessoa, por mais humilde que seja, deve ter a mesma dignidade que um rei teria em algum lugar. Todas as pessoas são dignas de valor. A visão do socialismo é: liberdade, igualdade e fraternidade, somos todos irmãos e irmãs”, alvitrou.

O deputado Dr. Jean Freire transmitiu aos pais e estudantes um pouco da sua experiência de vida: “Pessoal, a ideia do projeto Casa do Estudante não é apenas oferecer moradia. E, sim, formar cidadãos e cidadãs de bem para o bem. Levem de aprendizado o que o professor Juarez disse aqui hoje. Vamos aproveitar alguns finais de semana para fazermos ação social, nós temos material humano para poder ajudar a quem precisa. Precisamos querer mais. Se eu achasse que as coisas não fossem possíveis, eu não estaria aqui”, aconselhou.

O parlamentar também citou alguns exemplos de pessoas pelo mundo e orientou: “Certo dia, o professor de física chega à sala de aula e diz: ‘O exercício de hoje é pra levar para a casa; e já adianto que é impossível resolver. No dia seguinte, chegou apenas um aluno com o exercício respondido. O professor indagou: ‘eu disse que era impossível’. O aluno respondeu: ‘quando você falou que era impossível, eu estava dormindo, não ouvi. O jovem que respondeu foi o maior físico que o mundo já teve: Albert Einstein. Então, queira fazer mais, ser mais. Eu fui porteiro do hospital e me tornei médico, eu fui vereador e me tornei deputado. E hoje estou aqui. Na vida, a gente é o que a gente quer ser”, estimulou.

Em certo momento, estudantes e familiares prestaram belas palavras de agradecimento ao projeto Casa do Estudante, à Dr. Jean. Foi um momento de fortes emoções, entre diversos agradecimentos, o da Thais Amaral, estudante de Serviço Social na UFVJM, chamou a atenção e fez correr lágrimas nos presentes: “Quero agradecer de coração o que o senhor tem feito por todos nós aqui. Suas palavras foram um empurrão que faltava, e tenho certeza que cada um de nós, um dia, quer ser uma pessoa como você, uma pessoa admirada, diferente, especial, uma pessoa que exala o amor de Deus por onde passa. Assim como você marcou a vida das pessoas, nosso sonho também é marcar. A gente sofre, a gente chora, mas não desistiremos. Eu digo que temos que tomar sua história como incentivo de vida. O impossível de Jean, ser o possível pra gente, o que eu quero agora é te dar um abraço”, emocionou.

Hoje, o projeto Casa do Estudante, funciona como moradia estudantil para 51 jovens estudantes de baixa renda dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atendendo pessoas de Berilo; Monte Formoso; Araçuaí, Virgem da Lapa; Coronel Murta; Itaobim; Carai; Padre Paraíso; Itaipé; Teófilo Otoni; Jacinto; Chapada do Norte; Nanuque; Almenara; Capelinha e Carlos Chagas.

Veja fotos AQUI. 

À tarde, Dr. Jean participou do Encontro Regional das Forças de Esquerda e Progressista do Vale do Mucuri, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Compuseram a mesa: deputado federal Leonardo Monteiro; deputado estadual Dr. Jean Freire; prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; vereadora do PT do município, Tina; diretora da Fetaemg, Maria; Wilton, PCdoB do município; Jorge Arcanjo, do PSDC, assessor especial do governador Fernando Pimentel para o Vale do Mucuri; Geixsla, Levante Popular da Juventude; José Romário, Secretário Regional do Fórum do Governo no Mucuri; Joaquim de Poté, liderança história do Partido dos Trabalhadores(PT); Juarez Guimarães, professor de Ciência Política da UFMG; professor Jorge, PT local; Santo Bispo, PCdoB de Fronteira dos Vales; Viridiana, representado o dep. Federal Patrus Ananias; Marcos Gobira, PT local; Gilson de Souza, representando Rogério Correia e Leodônio, assessor do deputado estadual Dr. Jean Freire e Coordenador Regional do PT no Vale do Mucuri.

O encontro teve como propósito a análise de conjuntura do golpe e o seu enfrentamento, com a ilustre participação do cientista político e professor da UFMG, Juarez Guimarães. 

O deputado Dr. Jean iniciou sua participação prestando uma bela homenagem à Maria José Haueisen Freire. Em seguida, Dr. Jean falou um pouco sobre ela: “Eu acredito que todos vocês sabem o significado dela em minha vida. Se hoje eu sou médico, e vocês jovens da Casa do Estudante que estão aqui presentes, é porque lá atrás, a Maria José me ajudou. Maria José Haueisen Freire, Presente!”, emocionou-se. 

O deputado reforçou sua defesa em prol do ex-presidente Lula: “Na caravana do presidente Lula, eu percebi claramente dois sentimentos. O primeiro, foi o de gratidão das pessoas com Lula, e o outro, a esperança em quere-lo de volta. O Lula que fez tanto pelo Brasil por esse país agora precisa de nós. Temos que fazer a nossa parte! Eu coloco o nosso mandato à inteira disposição de todos, vamos à luta”, ressaltou.

Veja fotos AQUI. 

Finalizando as atividades no município, Dr. Jean foi convidado a conhecer a sede do grupo IN- CENA, que funciona como oficina de teatro, dança, música e cinema. “Estou encantado com tudo isso. Nosso mandato tem uma atenção especial para a arte e a cultura, temos uma assessora especifica para isso. Colaboramos com vários eventos em nossa região, como o Festivale, que teve um apoio direto nosso. Estou disposto a ajudá-los, contem conosco”, disse.

Veja fotos AQUI.

Ataléia

À noite, acompanhado da apoiadora Neia Soares, Dr. Jean Freire teve reunião com apoiadores do município. Na pauta, a conjuntura política em todas suas esferas. O parlamentar visitou ainda diversos apoiadores, entre eles, o companheiro, Valtinho Sampaio, ex-vice-prefeito do município. O deputado ainda prestigiou a semifinal do campeonato de futsal do município, na Associação Esportiva do Bairro Acarí.
 

Veja fotos AQUI. 

 

Itaobim

No domingo, à tarde, Dr. Jean prestigiou o "8º Foi Por Você"! O evento, realizado pela igreja católica, contou com a presença do Padre Roger da Silva, da Comunidade Canção Nova e Padre Fernando Santos, da Paróquia São Roque de Itaobim. O encontro foi marcado pela fé e muita devoção de milhares de fieis que lotaram a quadra do Poliesportivo. Na oportunidade, Dr. Jean acompanhou ao lado de sua Mãe, Maria dos Anjos, instantes de muito louvor e bênçãos. O parlamentar ainda encontrou com demais familiares e amigos e acolheu algumas demandas.

Veja fotos AQUI.

 

Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação 

Compartilhe

Comente