Natural de Pavão, no Vale do Mucuri, mas ainda recém-nascido, mudou-se com sua família para a cidade de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, e estabeleceu morada. A luta, inerente ao povo daquela região, se fez presente em sua vida desde sempre. Mas crescer e viver no Vale também proporcionou grandes experiências, que fizeram com que Dr. Jean se tornasse o médico e político que é hoje.
Foi ali, às margens do rio Jequitinhonha, que iniciou suas vivências religiosas com o Movimento Jesus Precisa, que aprendeu a apreciar a cultura da região, que desenvolveu ainda mais sua sensibilidade e seu dom para servir ao próximo. Aos 14 anos, já atuava como porteiro do Hospital Vale do Jequitinhonha, lugar para onde retornaria anos mais tarde, já médico, para fazer aquilo que mais gosta até hoje: cuidar das pessoas.
E, sabendo que poderia exercer esse cuidado, elegeu-se vereador em Itaobim por três mandatos e, em 2014, com 52.315 votos, foi eleito deputado estadual. Dr. Jean está em seu terceiro mandato e, durante esse tempo, exerceu funções muito importantes na ALMG: foi presidente da Comissão de Participação Popular; segundo vice-presidente e, agora, líder da Minoria.
Defensor da cultura, da educação e saúde públicas, dos direitos das mulheres, dos povos tradicionais e da agricultura familiar, seu trabalho é sempre dedicado à defesa dos que mais precisam, principalmente nas regiões que menos se desenvolvem no estado: os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e o Norte de Minas.
Jean Mark Freire Silva nasceu em 11 de julho, na cidade de Pavão, Vale do Mucuri.
Com seus pais, Seu Gino e Dona Du, mudou-se para Itaobim, Vale do Jequitinhonha, ainda criança.
Ainda menino, ingressou no Movimento Jesus Precisa (MJP), que visava a formação política de adolescentes e jovens.
Aos 14 anos, trabalhou como porteiro do Hospital Vale do Jequitinhonha (HVJ). Alguns anos depois, também atuou como atendente de enfermagem em Teófilo Otoni.
Após anos de estudo, formou-se em Medicina na Faculdade Souza Marques, no Rio de Janeiro, onde também foi professor de Anatomia.
Casou-se com a também médica, Alexandra Brasil.
Retornou para Itaobim, onde passou a trabalhar como médico.
Nasce sua primeira filha, Beatriz Freire.
Foi eleito vereador pela primeira vez com a maior votação do município. Seria reeleito duas vezes depois, em 2008 e 2012.
Criou um dos seus principais projetos, a Casa do Estudante Universitário, em Teófilo Otoni.
Nasce seu segundo filho, Pedro Mark.
Disputou sua primeira eleição para deputado estadual. Alcançou 24.752 votos.
Após andar mais de 300 mil quilômetros com a Caravana Pé na Estrada, foi eleito deputado estadual com 52.315 votos.
Assumiu seu primeiro mandato na Assembleia de Minas.
Em 25 de fevereiro, realizou seu primeiro pronunciamento enquanto deputado.
Foi eleito presidente da Comissão de Participação da ALMG, posto que assumiu até 2019.
Durante a pandemia da Covid-19, foi o deputado que mais apresentou projetos de lei a fim de diminuir os impactos na vida do povo mineiro.
Também atuou na linha de frente, dentro dos hospitais, ajudando a salvar vidas.
Em dezembro, foi eleito 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Enfrentou, mais uma vez, o desafio de rodar o estado e consagrou-se, pela terceira vez, deputado estadual eleito com mais de 84 mil votos.
Assume seu terceiro mandato e torna-se vice-líder da Minoria na ALMG, de oposição ao governo de Romeu Zema.